A REPRESENTAÇÃO DO INDÍGENA EM IPU-CE: ENTRE A CULTURA E O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Samuel de Lima Costa, Raimundo Nonato Rodrigues

Resumo

O presente artigo tem como intuito a realização de uma análise sobre a representação doindígena na cidade de Ipu-CE 3 , a conhecida “berço de Iracema”. O que se buscou foientender a construção da imagem do índio a partir do discurso cultural romantizado,embasado na obra Iracema de José de Alencar sendo mantido pelo poder público eexpor como está sendo feita a abordagem da temática do indígena no ensino de históriana cidade. Com isso, foi necessário pesquisar em alguns espaços culturais eestabelecimentos educacionais de Ipu. Foram coletadas fontes na Casa da Cultura eSecretaria da Cultura ipuense; analisei a produção histórica memorialista tida como“oficial” e visitei algumas escolas, tanto públicas como privadas, onde foi produzido umquestionário para os professores de história e uma enquete para os estudantes. Alémdessas fontes os livros e apostilas didáticas das escolas foram objetos de análise, assimcomo os planos anuais da matéria de história. Essas análises serão embasadas emteóricos como: Francisco Régis Ramos, Ronaldo Vainfas, Antonio Vitorino Farias,Circe Maria Bitterncourt, Maria Auxiliadora Schmidt. Em suma, buscou-se um estudoreflexivo sobre a imagem do indígena dentro e fora da sala de aula em Ipu-CE.

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Como Citar

Raimundo Nonato Rodrigues, S. de L. C. (2018). A REPRESENTAÇÃO DO INDÍGENA EM IPU-CE: ENTRE A CULTURA E O ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 10(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/180

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ARTIGOS