DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO POPULAR AO MOVIMENTO DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO CAMPO (MTC) – ENTRE LUTAS E DESAFIOS NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma reflexão acerca da importância daEducação do Campo, a Educação Popular e sua relação com o Movimento deTrabalhadores e Trabalhadoras do Campo (MTC). O modelo de educação proposto peloMTC assume a função social de despertar no cidadão uma consciência político-críticaque permita que ele deixe de ser um indivíduo submisso para se tornar o construtor dasua própria história.Downloads
Referências
BELTRAME, A.; CARDOSO, T. M.; NAWROSKI, A. Educação do campo e práticas
pedagógicas. In: MUNARIN, A.; BELTRAME, S. A. B.; CONDE, S. F.; PEIXER, Z. I.
(Orgs.). Educação do campo: políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas.
Florianópolis: Insular, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de
outubro de 1988, DF: Senado, 1988.
DALTRO, R. R. Movimentos sociais e educação do campo. In: Vidya, v. 27, n. 2, p. 33-
, jul/dez., 2007. Disponível em:
http://sites.unifra.br/Portals/35/Artigos/2007/Vol_2/V-Movimentossociais.pdf. Acesso:
11.2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 32 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. 8 ed. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1991.
INSTITUTO Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP,
INSTITUTO de Pesquisas Econômicas e Aplicadas – IPEA, 2008.
MEC. Lei de diretrizes e bases da educação. Brasília, 1996.
Santos, E. F.; SILVA, J. M.; LÚCIO, A. B. Educação do/no campo: um direito
garantido por lei e desconhecido pelos camponeses. In: Novo Rumo: Revista
Interdisciplinar em ciências Humanas e Sociais. Ano 1, v. 1, n. 1. Arapiraca/AL:
UNEAL-Q gráfica, 2011. Semestral (Ago/dez. 2011).
SECRETARIA de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade-SECAD.
Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília/DF: MEC, março de
(Cadernos SECAD 2).
SOUZA, M.A. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST.
Petrópolis, RJ. Vozes, 2006.
BATISTA, M. S. X. Os movimentos sociais cultivando uma educação popular do
campo. s/d. Disponível em:
http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT06-1780--Int.pdf. Acesso:
11.2012.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.