A CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE O ESTUDO DOS INSETOS NO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO NOROESTE DO CEARÁ, BRASIL
Resumo
Este estudo objetivou determinar a concepção dos professores de biologiasobre o ensino dos insetos no ensino médio na rede pública estadual na zona noroeste doCeará. A maioria dos professores apontou como dificuldade a promoção de aulas práticase/ou falta de laboratórios ou materiais, embora, tenham considerado como satisfatória aforma como o estudo dos insetos é recebido pelos alunos, e para isso fazem uso derecursos pedagógicos auxiliares. Na concepção dos professores, o que os alunos maisbuscam saber sobre os insetos diz respeito à importância dos insetos e as doenças queestes podem causar.Downloads
Referências
ABOU SAAB, L. A.; GODOY, M. T. Experimentação nas aulas de biologia e a
apropriação
do
saber.
Disponível
em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/4464.pdf?PHPSESSID=2
Acesso em: 11 ago. 2010.
BAPTISTA, G. C. S.; COSTA NETO, E. Reunião de Feira de Santana: Conhecendo
os insetos na escola. 2004.
Jornal da Ciência, E-mail,
Disponível em:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=23683. Acesso em: 06 jan. 2007.
COLOMBO, T. C.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Análise dos conteúdos sobre
animais peçonhentos em livros didáticos de ensino de Ciências. EDUCERE, Revista
da Educação, v. 8, n. 2, p. 153-169, 2008.
DOURADO, L. Concepções e práticas dos professores de Ciências Naturais relativas
à implementação integrada do trabalho laboratorial e do trabalho de campo. Revista
Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n.1, p. 92-212. 2006. Disponível
em: http://saum.uvigo.es/reec. Acesso em: 05 ago. 2010.
FEIR, D. Oncopeltus fasciatus: A research animal. Annu. Rev. Entomol., v.19, p. 81-
, 1974.
FINGER, J. E.; SILVEIRA, J. dos S. da; PINHEIRO, S. G. Recursos tecnológicos
como estratégias de aprendizagem no ensino de ciências e biologia. 2009. Disponível
em:
http://www.webartigos.com/articles/17705/1/RECURSOS-TECNOLOGICOS-
COMO-ESTRATEGIAS-DE-APRENDIZAGEM-NO-ENSINO-DE-CIENCIAS-E-
BIOLOGIA/pagina1.html. Acesso em: 11 ago. 2010.
GIACÓIA, L. R. D. Conhecimento Básico de Genética: Concluintes do Ensino
Médio e Graduandos de Ciências Biológicas. 2006. 88f. Dissertação (Mestrado em
Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2006.
GIANOTTO, D. E. P. Recursos da Informática no Ensino: Emprego de Aplicativos no
Desenvolvimento de Software de Biologia Celular. 2009. Disponível em:
http://www.iiis.org/CDs2008/CD2009CSC/SIECI2009/PapersPdf/X135DI.pdf.
Acesso em: 11 ago. 2010.GONÇALVES, R.C.; VERONA, M.F.; FURUYA, R.K.; CONSON, A.R.O.; COLLI,
S., MENDES, H. de B. Hormônios Vegetais e Germinação: uma abordagem para o
Ensino Médio baseada em conhecimentos prévios. Revista Brasileira de Biociências,
v.5, n.1, p. 576-578, 2007.
KRASILCHICK, M. Práticas do ensino de biologia. São Paulo: EDUSP, 2004.
p.
MATOS, C. H. C.; OLIVEIRA, C. R. F. de; SANTOS, M. P. de F., FERRAZ, C. S.
Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e
Ciências da Terra, v. 9, n. 1, p. 19-23, 2009.
MATTHEWS et al. Insects as teaching tools in primary and secondary education.
Annu. Rev. Entomol., v. 42, p. 269-289, 1997 apud VITAL, M. V. C.; VIEIRA, L.
C. G.; CARVALHO, R. A. de; COSTA, D. A.; SILVA, L. C. F. da; SILVEIRA, A. V.
T. da; LIMA FILHO, G. F de. Insetos em experimentos de ecologia de populações:
um exemplo de abordagem didática. Acta Scientiarum. Biological Sciences,
Maringá, v. 26, n. 3, p. 287-290, 2004.
SATO, L.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Investigação das dificuldades dos
professores de ciências com relação à prática de ensino por meio da experimentação.
EDUCERE, Revista da Educação, v. 6, n.1, p. 35-47, 2006.
VITAL, M. V. C.; VIEIRA, L. C. G.; CARVALHO, R. A. de; COSTA, D. A.;
SILVA, L. C. F. da; SILVEIRA, A. V. T. da; LIMA FILHO, G. F de. Insetos em
experimentos de ecologia de populações: um exemplo de abordagem didática. Acta
Scientiarum. Biological Sciences, Maringá, v. 26, n. 3, p. 287-290, 2004.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.