Experiencia en enseñanza remota de Geografía:

Autores/as

  • Carlos Jorge Teixeira Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)
  • Virgínia Célia Cavalcante de Holanda Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú. (UVA).

Palabras clave:

Enseñanza de la geografía. Estudio remoto. Metodologías. Desafíos. Posibilidades.

Resumen

O presente trabalho é um estudo acerca do ensino de Geografia no contexto da pandemia do novo coronavírus, visto que a educação viu-se impelida a passar por uma inesperada mudança estrutural. Trata-se de relato da experiência de virtualização do ensino presencial, uma realidade adotada emergencialmente no campo de estudo eleito para esta pesquisa, a Escola de Ensino Médio Maria Marina Soares, localizada no município de Guaraciaba do Norte, pertencente à rede estadual cearense de educação. Deste modo, o objetivo é compreender os principais desafios, mas também as possibilidades de ensinar e aprender Geografia na instituição escolar supracitada, diante da necessidade de um ensino remoto/virtual. O processo metodológico consistiu em revisão bibliográfica de temáticas pertinentes à pesquisa, levantamento dos recursos didáticos/digitais usados no percurso das aulas remotas, e entrevista com educadores e estudantes acerca de suas percepções sobre a experiência no ensino remoto. Assim, apreende-se que a experiência de ensino remoto verificada na EEM Maria Marina Soares insere os docentes de Geografia em um momento de adaptação não somente ao uso de tecnologias e uma nova rotina pedagógica, mas também no que se refere à seleção de conteúdo, materiais, metodologias e processos avaliativos, além da reflexão sobre seu papel de mediador do processo de ensino-aprendizagem e do próprio papel da ciência geográfica diante da emergência de um agente que trouxe consigo mudanças expressivas ao trabalho docente: as tecnologias digitais.

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Biografía del autor/a

Carlos Jorge Teixeira, Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)

Virgínia Célia Cavalcante de Holanda, Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú. (UVA).

Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú. (UVA).

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Publicado

2021-08-13

Cómo citar

Teixeira, C. J., & Cavalcante de Holanda, V. C. (2021). Experiencia en enseñanza remota de Geografía: . Revista Homem, Espaço E Tempo, 15(1), 45–62. Recuperado a partir de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/493