POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E PROGRAMAS DE BOLSAS COMO MECANISMOS DE INCENTIVO À PERMANÊNCIA DE JOVENS DE BAIXA RENDA NA UNIVERSIDADE

Autores/as

  • Maria Leirislene De Sousa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Isaurora Cláudia Martins de Freitas Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA

Palabras clave:

Juventud. Pobreza. Asistencia al estudiante.

Resumen

Las instituciones públicas de enseñanza superior del Brasil han pasado por un proceso de expansión y democratización del acceso en los últimos 16 años, lo que ha dado lugar a un aumento del número de jóvenes de bajos ingresos que empezaron a asistir a la enseñanza superior. De esta manera, las políticas y programas de apoyo y asistencia a los estudiantes se han vuelto aún más importantes ya que contribuyen a asegurar la permanencia de estos jóvenes en la universidad. En este artículo presentamos algunos resultados de una encuesta realizada en la Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), ubicada en la ciudad de Sobral (CE), cuyo principal objetivo era comprender el lugar que ocupan las políticas de asistencia a los estudiantes y los programas de becas académicas en el fomento de la permanencia de los jóvenes en la universidad. En el diálogo con los teóricos que discuten la categoría de la juventud (BOURDIEU; PAIS) y sus campos de posibilidades en las instituciones de enseñanza superior (ZAGO; FREITAS), se trata de comprender el perfil de los jóvenes que ingresan en la institución, prestando especial atención para la heterogeneidad que la categoría juventud universitaria implica en termos de vivencias y de modos de relacionarse con la institución universitaria. Basándonos en la investigación documental y en los informes de algunos beneficiarios de estos programas, encontramos que los jóvenes de bajos ingresos son la mayoría en estas instituciones de enseñanza superior y, por lo tanto, la ayuda que reciben a través de algunos programas es fundamental para garantizar su permanencia en la universidad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DAMS, Telmo. O desafio das políticas públicas no Brasil. Caxias do Sul: escola de formação fé, política e trabalho: Diocese de Caxias do Sul, 2006. Disponível em: http://www.diocesedecaxias.org.br/documentos/odesafiodaspoliticaspublicasnobrasil.doc . Acesso em: 20 nov. 2019.

AMARAL, Nelson Cardoso. Avaliação e financiamento de instituições de educação superior: uma comparação dos governos FHC e Lula. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME FURB, v. 4, n. 3, p. 321-336, set./dez. 2009.

BORTOLANZA, Juarez. Trajetória do ensino superior brasileiro - uma busca da origem até a atualidade. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 17., 2017, Mar Del Plata, Argentina. Anais [...]. Mar del Plata: UNMP: UFSC ,2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181204/101_00125.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 02 dez. 2019.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015a. p. 45-72.

BOURDIEU, Pierre. Futuro de classe e causalidade do provável. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015b. p. 89-142.

BOURDIEU, Pierre. A juventude é apenas uma palavra. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Tradução de Jeni Vaitsman. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BRASIL. Lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm . Acesso em: 29 nov. 2019.

BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Presidência da República, [2012]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm . Acesso em: 29 nov. 2019.

BRASIL. Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Brasília: Ministério da Educação, [2010]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm . Acesso em: 10 de janeiro de 2020

BRASIL. Lei n. 12.061, de 27 de outubro de 2009. Altera o inciso II do art. 4º e o inciso VI do art. 10 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para assegurar o acesso de todos os interessados ao ensino médio público. Presidência da República, [2009]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12061.htm . Acesso em: 29 nov. 2019.

CEARÁ. Lei n. 14.859, de 28 de dezembro de 2010. Dispõe concorretemente nos termos dos Arts. 5º, Inciso LXXIV e 24, Inciso XIII e §§ 2º e 4º da Constituição Federal e disposições da Constituição Estadual acerca do conceito de pobreza, a forma de sua comprovação e dá outras providências. Governador do Estado do Ceará, [2011]. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/seguridade-social-e-saude/item/3226-lei-n-14-859-de-28-12-10-do-de-06-01-11#:~:text=Disp%C3%B5e%20concorretemente%20nos%20termos%20dos,comprova%C3%A7%C3%A3o%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. . Acesso em: 29 nov. 2019.

CEARÁ. Lei n. 13.830, de 16 de novembro de 2006. Dispõe sobre a isenção da taxa de inscrição nos vestibulares das universidades ou faculdades, no âmbito do Estado do Ceará, para portadores de deficiência física e dá outras providências. Governador do Estado do Ceará, [2006]. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/4980-lei-n-13-830-de-16-11-06-d-o-de-27-11-06-proj-lei-n-100-06-dep-silvio-frota . Acesso em: 29 nov. 2019.

DAMASCENO, M. N.; SALES, C. M. V.; ALMEIDA, N. R. O.. Pesquisa qualitativa: formação e experiências. Curitiba: CRV, 2016.

FERNANDES, Edilmara K. S. Trajetórias e projetos de vida na mobilidade: os universitários das viagens intermunicipais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, 2012.

FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez & Editores Associados, 1989.

FINATTI, Betty Elmer; ALVES, Jolinda de Moraes; SILVEIRA, Ricardo de Jesus. Perfil sócio, econômico e cultural dos estudantes da Universidade Estadual de Londrina-UEL: indicadores para implantação de uma política de assistência estudantil. Libertas, Juiz de Fora, v. 6/7, n. 1/2, p. 246-264, jan./dez. 2006, jan./dez. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18155/9407 . Acesso em: 23 jun. 2019.

FREIRE, Heronilson Pinto; HOLANDA, Virgínia Célia Cavalcante de. Expansão dos serviços de educação superior em Sobral: vida de relações na cidade média. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 13, n. 1, p. 47-55, 2011.

FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de. O Ciência sem Fronteiras e seus significados para os jovens. In: CHACON, Ihvna Saboya; SKIBICK, Márcia Araújo; FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de. Gestão e políticas públicas no Brasil Contemporâneo. Sobral: UVA, 2017. p. 87-108.

FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de. Universitários de cidades interioranas: modos de vida e projetos de futuro. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, v. especial, p. 323-356, ago. 2013.

FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de. Repúblicas estudantis: a forma mais autêntica de viver o jeito universitário. In: FREITAS, Nilson Almino de; FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de;
MOTA, Francisco Alencar. Olhares sobre o Norte do Ceará: a contribuição das Ciências Sociais. Sobral: Edições Universitárias, 2012.

FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de; BRAGA, José Ricardo Marques. Os universitários viajantes: suas práticas e sociabilidades. Revista o público e o privado, Fortaleza, n. 21, p. 91-110, jan./jun. 2013.

FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de, CRUZ, Maria Lúcia Inês Fernandes, BRAGA, José Ricardo Marques. Estigmas, hierarquias e práticas de poder num contexto de mobilidade estudantil. ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE E PRÉ - ALAS BRASIL, 15, 2012, Teresina. Anais [...]. Teresina: UFPI, 2012. Disponível em: http://www.sinteseeventos.com.br/ciso/anaisxvciso/resumos/GT19-02.pdf . Acesso em: 22 jul. 2019.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13. ed.. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

GOMES, Válter; MACHADO-TAYLOR, Maria de Lourdes; SARAIVA, Ernani Viana. O ensino superior no Brasil: breve histórico e caracterização. In: Revista Ciência &Trópico, Recife, v. 42, n. 1, p. 106-129, 2018.

IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Estudos e Pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica, n. 41. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf . Acesso em: 29 out. 2019.

IMPERATORI, Thaís Kristosch. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 129, p. 285-303, maio/ago. 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da educação superior 2016: notas estatísticas. Brasília: INEP: MEC, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf . Acesso em: 18 de julho de 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Histórico do ENEM: 2008 -2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/enem/historico . Acesso em: 27 nov. 2019.

LINHARES, Maria Isabel Silva Bezerra. Juventude universitária e projetos profissionais: trajetórias de desafios e incertezas. Revista Ponto & Vírgula (PUC-SP), São Paulo, n. 17, p. 219-232, 2015.

MARTINS, Antônio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. In: Acta Cirúrgica Brasileira, São Paulo, v. 17, supl. 3, p. 4-6, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502002000900001. Acesso em 20 jan. 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL. Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012. Dispõe sobre o Sistema de Seleção Unificada – Sisu. Diário Oficial da União: seção 1: Poder executivo, Brasília, ano 149, n. 214, p. 8-9, 6 nov. 2012. Disponível em: https://sisu.mec.gov.br/static/pdf/portaria_2012_n21.pdf Acesso em: 27 nov. 2019.

NASCIMENTO, Clara Martins do. A assistência estudantil e a democratização da permanência do estudante no ensino superior público. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALAS, 28, 2011, Recife, Anais [...]. Recife: UFPE, 2011.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta; MARTINS, Carlos Benedito. Ensino superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER, Tom et al.. Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília: Ipea; Pequim: SSAP, 2016. p. 95-124.

NOVAES, Regina. Os jovens de hoje: contextos, diferenças e trajetórias. In: ALMEIDA, Maria Isabel Mendes; EUGENIO, Fernanda (org.). Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. p. 105-120.

PAIS, José Machado. Culturas juvenis. 2.ed.. Lisboa: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 2003.

RODRIGUES, G. M.. Ensino privado: a qualidade e a imagem. In: COLOMBO, S. S.; RODRIGUES, G. M. (Org.), Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto Alegre: Penso, 2011. p. 43-58.

ROSSI, Marina. Corte ou contingenciamento, quem está certo na guerra de narrativas da educação? El País Brasil, São Paulo, Educação, 02 jun. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/31/politica/1559334689_188552.html . Acesso em: 29 out. 2019.

SOUSA, M. Leirislene de. Trajetórias de Jovens trabalhadores na Universidade: Da inserção à permanência. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais). Sobral - CE, Universidade Estadual Vale do Acaraú - Sobral, 2018.

SOUZA, Pedro Ferreira de; RIBEIRO, Carlos Antonio Costa; CARVALHAES, Flavio. Desigualdade de oportunidades no Brasil: considerações sobre classe, educação e raça. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [on line], v. 25, n. 73, jun. 2010.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA). Relatório de desempenho da gestão 2018. Sobral: Ed. UVA, 2019. Disponível em: http://www.uvanet.br/documentos/numeros_daf3747a934412c7f3140f53e14115fa.pdf . Acesso em: 10 jan. 2018.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA). UVA em números 2016: Ano base 2015. Sobral: IADE:UVA, 2016. Disponível em: http://www.uvanet.br/documentos/numeros_daf3747a934412c7f3140f53e14115fa.pdf . Acesso em: 10 jan. 2018.

VARGAS, Michely de Lima Ferreira. Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 11, n. 32, p. 226-237, 2006.

Publicado

2020-09-28

Cómo citar

De Sousa, M. L. ., & Martins de Freitas, I. C. (2020). POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E PROGRAMAS DE BOLSAS COMO MECANISMOS DE INCENTIVO À PERMANÊNCIA DE JOVENS DE BAIXA RENDA NA UNIVERSIDADE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(2), 100–124. Recuperado a partir de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/451