HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA PEDRO EVANGELISTA CAMINHA: 50 ANOS

50 anos

Authors

  • Ricardo de Moura Borges Professor efetivo da Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha

Keywords:

Escola, História e Memória, Sociologia, 50 anos

Abstract

A presente pesquisa partiu do interesse de jovens estudantes do ensino médio sobre a história do ambiente escolar. A partir da feira de projetos os alunos começaram uma investigação e descobriram que no ano de 2019 a referida instituição estava completando 50 anos de existência. Dessa forma, foi salutar desenvolver uma pesquisa um pouco mais aprofundada a partir de relatos de memória de antigos professores, funcionários, ex-alunos e parentes do Pedro Evangelista Caminha.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BLOCH, Marc. Apologia da história ou oficio do historiador: Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

CALVINO, Ítalo. As Cidades e os Símbolos 1. In: As Cidades Invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1991-1995); Portal do Senado Federal. Biografia. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/senadores/senadores_biografia.asp?codpar1=1731&li=44&lcab=1971-1974&1f=44>. Acesso em: 03 dez. 2019; SENADO. Dados (1983-1987).

DEMO, Pedro. ABC: iniciação à competência reconstrutiva do professor básico. Campinas: Papirus, 1995.

CORTELAZZO, I.B.C.; ROMANOWSK, J.P. Pesquisa e prática profissional: organização da escola. Curitiba: Ibpex, 2007.

CERTEAU, Michel de. Caminhadas pela cidade. In: A Invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

Família de Pedro Evangelista Caminha – 2019 (entrevista) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QfhT4otxRRQ. Acessado em 14 de dezembro de 2019.

GONÇALVES, Nádia Gaiofatto. Constituição Histórica da educação no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2012.

GROCHOSKA, Maria Andreia. Organização escolar: perspectivas e enfoques. 2ª ed. rev. Curitiba: InterSaberes, 2014.

MOURA, Angelita Teresa da Conceição. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia.

O que é história Oral? Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/acervo/historiaoral. Acessado em 08 de novembro de 2019.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, Cidades sensíveis, Cidades Imaginárias. Ver. Bras. Hist., v.27, nº53 de Junho de 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 13 de dezembro de 2019.

PPP – Projeto Político Pedagógico. Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha – EEPEC. 2018.

SANTOS, José Honório dos. História e Memória de minha vida como docente na Escola Pedro Evangelista Caminha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tFL3ClC3eoE.

SANTOS NETO, Antônio Fonseca dos. Timon: vila florescente. In: SANTOS, Raimundo Nonato Lima dos. Timon, uma flor de cajazeira: do povoamento à vila. Timon: [s/n], 2007.

Published

2020-12-31

How to Cite

de Moura Borges, R. (2020). HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA PEDRO EVANGELISTA CAMINHA: 50 ANOS: 50 anos. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(3), 178–198. Retrieved from //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/470

Issue

Section

EXPERIENCIAS PEDAGÓGICAS