Revista Homem, Espaço e Tempo //rhet.uvanet.br/index.php/rhet <p style="text-align: justify;">A Revista Homem, Espaço e Tempo é periódico científico vinculado ao Centro de Ciências Humanas – CCH da Universidade Estadual Vale do Acaraú e inscrita no ISSN Eletrõnico: 1982-3800. Seu objetivo principal é divulgar artigos científicos inéditos resultantes de pesquisas acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação que contribuam para o enriquecimento das áreas das Ciências Humanas. A revista está organizada em diferentes seções e tem periodicidade semestral, sendo dirigida a pesquisadores, profissionais e discentes em formação. Agradecemos interesse de todos que procuram este meio de comunicação, tornando-o veículo importante de divulgação da produção da comunidade acadêmica.</p> pt-BR <p style="text-align: justify;">Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.</p> glauciana_teles@uvanet.br (Glauciana Alves Teles) glauciana_teles@uvanet.br (Glauciana Alves Teles) Thu, 26 Dec 2024 15:11:32 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/584 <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">A Revista Homem, Espaço e Tempo tem o prazer de apresentar sua edição 18, volume 2, composta por cinco artigos que abordam temas contemporâneos nas áreas de educação, ciências humanas, meio ambiente e inovação tecnológica. Os artigos refletem sobre temáticas como preservação ambiental, formação de professores, mudanças curriculares no ensino médio e o uso de tecnologias na segurança e gestão urbana, contribuindo para a reflexão sobre as relações entre sociedade, educação e tecnologias e desenvolvimento sustentável.</span></span></span></p> Glauciana Alves Teles Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/584 Thu, 26 Dec 2024 00:00:00 -0300 GEOPARQUES NO BRASIL E NO MUNDO: PRESERVANDO O PASSADO, CONSTRUINDO O FUTURO. //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/574 <p>Resumo: Os geoparques são áreas, certificadas pela UNESCO, que abrigam sítios geológicos de excepcional valor científico e beleza, além de promoverem o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. No Brasil, essa iniciativa vem se expandindo, com diversos territórios sendo reconhecidos por sua geodiversidade e potencial turístico. Este trabalho tem como objetivo aprofundar a discussão sobre os geoparques, analisando seus conceitos fundamentais, a legislação brasileira que os ampara, e as diversas possibilidades de desenvolvimento turístico nessas áreas.</p> Higino Neto Pinto da Silva Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/574 Thu, 26 Dec 2024 00:00:00 -0300 DESVENDANDO A RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA LAGOA DO JEQUIÁ ATRAVÉS DOS MAPAS CONCEITUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/551 <p>O presente estudo evidencia parte dos resultados obtidos através de um Projeto de pesquisa, realizado na Escola com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de três turmas (A, B e C), tendo como principal objetivo discutir a Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá através dos Mapas Conceituais nas aulas de Geografia. Como procedimentos metodológicos, realizamos levantamento bibliográfico, oficina pedagógica, elaboração de Mapas Conceituais, e análise dos dados da pesquisa. Desse modo, podemos entender os Mapas Conceituais como uma estratégia de ensino favorável ao processo de aprendizagem significativa, pois o mesmo pode estimular o estudante a organizar, hierarquizar e explicar suas ideias a partir da análise do próprio conhecimento (SILVA, BEZERRA, 2021). Os resultados desse estudo evidenciaram as perspectivas dos estudantes a respeito das características, importância e uso dos recursos naturais, da RESEX. Assim como, os problemas e ações voltados para preservar o meio ambiente, ressaltando a relevância do Ensino de Geografia no processo e tomada de consciência dos estudantes sobre a referida UC.</p> Lívia Danielle Rodrigues do Nascimento, Maria Francineila Pinheiro dos Santos Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/551 Thu, 26 Dec 2024 00:00:00 -0300 PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSIÇÕES A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/585 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O ensino fundamental ocupa um espaço essencial na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel no mundo. O ensino de Geografia oportuniza ainda conectar o aluno com as dinâmicas sociais, culturais e ambientais que os cercam. Essa pesquisa tem como objetivos discorrer sobre a importância do professor pesquisador no ensino fundamental e seus significados no ensino de Geografia, como também analisar metodologias ativas que incentivam a pesquisa e a investigação na sala de aula, abrindo as portas para o desenvolvimento de práticas científicas na escola e no cotidiano, interagindo com outras disciplinas e fortalecendo atividade do professor pesquisador no chão da escola. Desta forma este artigo visa explorar a atuação do professor pesquisador no ensino fundamental, com foco nas turmas de 9º ano, propondo práticas pedagógicas de pesquisa para estimular a reflexão e a participação ativa dos alunos. A pesquisa em questão foi realizada em uma instituição de Ensino Fundamental sob a jurisdição do Estado de Pernambuco, na cidade de Salgueiro. A metodologia sendo composta por uma revisão bibliográfica, pesquisa de campo na escola, observação direta da prática pedagógica, formação para os docentes e questionário aplicado aos discentes, via </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>google forms</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. Os resultados identificaram práticas mais eficazes do ensino e aprendizagem, potencial de construção de perfil de um professor pesquisador, contribuindo para a formação de alunos críticos e engajados.</span></span></span></span></p> Cícero Alcione dos Santos Pereira, Virginia Célia Cavalcante de Holanda Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/585 Thu, 26 Dec 2024 00:00:00 -0300 TRABALHO, DIREITOS E CURRÍCULO EM CONTEXTO NEOLIBERAL: FLEXIBILIZAÇÃO E IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NO “NOVO ENSINO MÉDIO” //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/561 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR">Tendo como mote as conexões entre a reforma do ensino médio (2017) e as demais medidas neoliberais adotadas na última década, especialmente a reforma trabalhista (2017), a liberalização da terceirização (2018) e a reforma da previdência (2019), este artigo analisa a relação entre a </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"><em>flexibilização</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"> do currículo e a </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"><em>ideologia do empreendedorismo</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"> que clivam o “novo ensino médio”. Com isso, indaga-se: no contexto neoliberal, o que se pode identificar na chamada </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"><em>flexibilização</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR">? Qual a relação entre o currículo do “novo ensino médio” e a ideologia do empreendedorismo? Qual o lugar das ciências humanas e sociais na orientação neoliberal dada à BNCC para a fabricação de um tipo de sujeito que se adeque às mudanças em curso? A partir da perspectiva metodológica dialética, procedeu-se com a análise de atos normativos do poder público federal, notadamente projetos de lei, leis e documentos institucionais do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério da Educação (MEC), editados entre os anos 2016 e 2018. Como conclusão geral, constatou-se que a reforma do ensino médio de 2017 orienta, pela produção normativa do currículo, a formação do </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"><em>sujeito neoliberal</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"> com forte apelo ao empreendedorismo, ideologia da moda do capitalismo, uma orientação que toma o conhecimento das ciências humanas e sociais, ao seu modo, como ferramenta para a educação neoliberal dos jovens na escola. </span></span></span></span></p> Joannes Paulus Silva Forte Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/561 Thu, 26 Dec 2024 00:00:00 -0300 IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE VIDEOMONITORAMENTO NA CIDADE DE SOBRAL/CE COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE INTELIGENTE //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/579 <p class="western" lang="pt-PT" align="justify"><span lang="pt-BR">O presente artigo analisa a crescente utilização da tecnologia na segurança pública na cidade de Sobral, Ceará. Com o aumento da urbanização, a demanda por soluções inovadoras na área da segurança se intensifica. Desse modo, buscamos neste artigo trabalhar com o conceito de inovação para entender Sobral como uma cidade inteligente, por meio de ações na área da segurança pública. O conceito de "cidade inteligente" é, portanto, apresentado como uma resposta a esses desafios, utilizando tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, além de otimizar a gestão urbana. Sendo assim, a implementação de sistemas como a CIOPS (Célula Integrada de Operações de Segurança) em Sobral é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para fortalecer a segurança pública mediante sistema de videomonitoramento local. Por fim, entendemos que existe a necessidade de explorar e compreender como a cidade de Sobral está utilizando a tecnologia para construir seu modelo de segurança de forma eficiente, contribuindo para a construção de um futuro mais seguro para seus habitantes através da cidade inteligente.</span></p> André Rodrigues da Silva, Glauciana Alves Teles Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/579 Thu, 26 Dec 2024 00:00:00 -0300