//rhet.uvanet.br/index.php/rhet/issue/feedRevista Homem, Espaço e Tempo2024-12-26T15:11:32-03:00Glauciana Alves Telesglauciana_teles@uvanet.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A Revista Homem, Espaço e Tempo é periódico científico vinculado ao Centro de Ciências Humanas – CCH da Universidade Estadual Vale do Acaraú e inscrita no ISSN Eletrõnico: 1982-3800. Seu objetivo principal é divulgar artigos científicos inéditos resultantes de pesquisas acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação que contribuam para o enriquecimento das áreas das Ciências Humanas. A revista está organizada em diferentes seções e tem periodicidade semestral, sendo dirigida a pesquisadores, profissionais e discentes em formação. Agradecemos interesse de todos que procuram este meio de comunicação, tornando-o veículo importante de divulgação da produção da comunidade acadêmica.</p>//rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/584Editorial2024-12-26T14:14:13-03:00Glauciana Alves Telesglauciana_teles@uvanet.br<p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">A Revista Homem, Espaço e Tempo tem o prazer de apresentar sua edição 18, volume 2, composta por cinco artigos que abordam temas contemporâneos nas áreas de educação, ciências humanas, meio ambiente e inovação tecnológica. Os artigos refletem sobre temáticas como preservação ambiental, formação de professores, mudanças curriculares no ensino médio e o uso de tecnologias na segurança e gestão urbana, contribuindo para a reflexão sobre as relações entre sociedade, educação e tecnologias e desenvolvimento sustentável.</span></span></span></p>2024-12-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo//rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/574GEOPARQUES NO BRASIL E NO MUNDO: PRESERVANDO O PASSADO, CONSTRUINDO O FUTURO.2024-12-12T23:53:52-03:00Higino Neto Pinto da Silvahiginoneto1045@gmail.com<p>Resumo: Os geoparques são áreas, certificadas pela UNESCO, que abrigam sítios geológicos de excepcional valor científico e beleza, além de promoverem o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. No Brasil, essa iniciativa vem se expandindo, com diversos territórios sendo reconhecidos por sua geodiversidade e potencial turístico. Este trabalho tem como objetivo aprofundar a discussão sobre os geoparques, analisando seus conceitos fundamentais, a legislação brasileira que os ampara, e as diversas possibilidades de desenvolvimento turístico nessas áreas.</p>2024-12-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo//rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/551DESVENDANDO A RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA LAGOA DO JEQUIÁ ATRAVÉS DOS MAPAS CONCEITUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA2024-03-11T09:57:12-03:00Lívia Danielle Rodrigues do Nascimentolivianascimentodr@gmail.comMaria Francineila Pinheiro dos Santosfrancineila.pinheiro@igdema.ufal.br<p>O presente estudo evidencia parte dos resultados obtidos através de um Projeto de pesquisa, realizado na Escola com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de três turmas (A, B e C), tendo como principal objetivo discutir a Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá através dos Mapas Conceituais nas aulas de Geografia. Como procedimentos metodológicos, realizamos levantamento bibliográfico, oficina pedagógica, elaboração de Mapas Conceituais, e análise dos dados da pesquisa. Desse modo, podemos entender os Mapas Conceituais como uma estratégia de ensino favorável ao processo de aprendizagem significativa, pois o mesmo pode estimular o estudante a organizar, hierarquizar e explicar suas ideias a partir da análise do próprio conhecimento (SILVA, BEZERRA, 2021). Os resultados desse estudo evidenciaram as perspectivas dos estudantes a respeito das características, importância e uso dos recursos naturais, da RESEX. Assim como, os problemas e ações voltados para preservar o meio ambiente, ressaltando a relevância do Ensino de Geografia no processo e tomada de consciência dos estudantes sobre a referida UC.</p>2024-12-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo//rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/585PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSIÇÕES A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA2024-12-26T14:37:35-03:00Cícero Alcione dos Santos Pereirabilinha99@hotmail.comVirginia Célia Cavalcante de Holandavirginia_holanda@uvanet.br<p class="western" align="justify"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O ensino fundamental ocupa um espaço essencial na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel no mundo. O ensino de Geografia oportuniza ainda conectar o aluno com as dinâmicas sociais, culturais e ambientais que os cercam. Essa pesquisa tem como objetivos discorrer sobre a importância do professor pesquisador no ensino fundamental e seus significados no ensino de Geografia, como também analisar metodologias ativas que incentivam a pesquisa e a investigação na sala de aula, abrindo as portas para o desenvolvimento de práticas científicas na escola e no cotidiano, interagindo com outras disciplinas e fortalecendo atividade do professor pesquisador no chão da escola. Desta forma este artigo visa explorar a atuação do professor pesquisador no ensino fundamental, com foco nas turmas de 9º ano, propondo práticas pedagógicas de pesquisa para estimular a reflexão e a participação ativa dos alunos. A pesquisa em questão foi realizada em uma instituição de Ensino Fundamental sob a jurisdição do Estado de Pernambuco, na cidade de Salgueiro. A metodologia sendo composta por uma revisão bibliográfica, pesquisa de campo na escola, observação direta da prática pedagógica, formação para os docentes e questionário aplicado aos discentes, via </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>google forms</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. Os resultados identificaram práticas mais eficazes do ensino e aprendizagem, potencial de construção de perfil de um professor pesquisador, contribuindo para a formação de alunos críticos e engajados.</span></span></span></span></p>2024-12-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo//rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/561TRABALHO, DIREITOS E CURRÍCULO EM CONTEXTO NEOLIBERAL: FLEXIBILIZAÇÃO E IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”2024-10-09T23:32:04-03:00Joannes Paulus Silva Fortejoannespaulus@virtual.ufc.br<p class="western" align="justify"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR">Tendo como mote as conexões entre a reforma do ensino médio (2017) e as demais medidas neoliberais adotadas na última década, especialmente a reforma trabalhista (2017), a liberalização da terceirização (2018) e a reforma da previdência (2019), este artigo analisa a relação entre a </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"><em>flexibilização</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"> do currículo e a </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"><em>ideologia do empreendedorismo</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"> que clivam o “novo ensino médio”. Com isso, indaga-se: no contexto neoliberal, o que se pode identificar na chamada </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"><em>flexibilização</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR">? Qual a relação entre o currículo do “novo ensino médio” e a ideologia do empreendedorismo? Qual o lugar das ciências humanas e sociais na orientação neoliberal dada à BNCC para a fabricação de um tipo de sujeito que se adeque às mudanças em curso? A partir da perspectiva metodológica dialética, procedeu-se com a análise de atos normativos do poder público federal, notadamente projetos de lei, leis e documentos institucionais do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério da Educação (MEC), editados entre os anos 2016 e 2018. Como conclusão geral, constatou-se que a reforma do ensino médio de 2017 orienta, pela produção normativa do currículo, a formação do </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"><em>sujeito neoliberal</em></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"> com forte apelo ao empreendedorismo, ideologia da moda do capitalismo, uma orientação que toma o conhecimento das ciências humanas e sociais, ao seu modo, como ferramenta para a educação neoliberal dos jovens na escola. </span></span></span></span></p>2024-12-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo//rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/579IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE VIDEOMONITORAMENTO NA CIDADE DE SOBRAL/CE COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE INTELIGENTE 2024-12-19T23:35:39-03:00André Rodrigues da Silvaandresilvageo@gmail.comGlauciana Alves Telesglauciana_teles@uvanet.br<p class="western" lang="pt-PT" align="justify"><span lang="pt-BR">O presente artigo analisa a crescente utilização da tecnologia na segurança pública na cidade de Sobral, Ceará. Com o aumento da urbanização, a demanda por soluções inovadoras na área da segurança se intensifica. Desse modo, buscamos neste artigo trabalhar com o conceito de inovação para entender Sobral como uma cidade inteligente, por meio de ações na área da segurança pública. O conceito de "cidade inteligente" é, portanto, apresentado como uma resposta a esses desafios, utilizando tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, além de otimizar a gestão urbana. Sendo assim, a implementação de sistemas como a CIOPS (Célula Integrada de Operações de Segurança) em Sobral é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para fortalecer a segurança pública mediante sistema de videomonitoramento local. Por fim, entendemos que existe a necessidade de explorar e compreender como a cidade de Sobral está utilizando a tecnologia para construir seu modelo de segurança de forma eficiente, contribuindo para a construção de um futuro mais seguro para seus habitantes através da cidade inteligente.</span></p>2024-12-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Homem, Espaço e Tempo