Editorial

Autores

  • Glauciana Alves Teles Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Resumo

Nesta edição de volume 14, número 3, de 2020, finalizamos o ano, ainda em meio à pandemia do Sars-Covis-2, vírus causador da Covid-19, com números elevados de morte e novas (re) infecções, nas cinco regiões brasileiras, no contexto da concretização de uma segunda onda de contaminação no mundo e no Brasil. Contudo, as pesquisas em torno da produção de vacinas que vinham sendo realizadas desde o primeiro semestre de 2020 vão, aos poucos, apresentando resultados satisfatórios nos testes realizados, tendo aprovação nas agências nacionais de vigilância sanitária e nas diversas instituições sanitárias presentes nos vários países que já iniciaram a imunização. Esse fato nos faz entender que a ciência continua sendo a linguagem universal para compreender as transformações que ocorrem no mundo, em todos os campos do conhecimento e que a produção científica deve prezar pela qualidade, acesso igualitário, universalização e que possa  contribuir para melhoria da vida em seu sentido mais amplo.   Nesse contexto de incertezas e avanços no campo da ciência no século XXI, a revista Homem, Espaço e Tempo, cumpre mais uma vez, o seu papel universal na veiculação de artigos científicos e fecha o ano de 2020 com três edições publicadas. Neste número 3 da edição 14, dez artigos e um relato de experiencia pedagógica compõem o corpo da edição, sendo alguns destes fruto da produção científica relacionada ao IV Fórum Brasileiro do Semiárido – IV FBSA. Cabe destacar, ainda, os avanços constantes realizados na página da Revista, durante todo o ano de 2020 pelo editor técnico Jerfeson Alves da Costa em parceria com Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, que desenvolveu melhorias no layout e na comunicação interna entre editores, avaliadores e autores para garantir uma avaliação segura, por pares e às cegas dos artigos, bem como um menor tempo de resposta nas avaliações. Como parte das ações para qualificação do periódico com vistas à atender a exigências de seu qualis e novos critérios estabelecidos pela CAPES para o novo quadriênio, novos docentes/pesquisadores de instituições nacionais e internacionais passaram a integrar o Conselho Editorial e o Conselho Científico, além da inserção da revista em páginas de indexadores, com destaque para o DIADORIM.  Para além dos referidos critérios, tais melhorias visam oferecer à comunidade científica, artigos que possam contribuir para pesquisas e debates no que tange ao engrandecimento das Ciências Humanas e Sociais.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauciana Alves Teles, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Professora do Curso de Geografia e do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Coordenaora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia - LAPEGEO. 

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Teles, G. A. (2020). Editorial. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(3), 1–8. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/487