A SUSTENTABILIDADE SIGNIFICATIVA NA RELAÇÃO COM OS JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO SEMIÁRIDO DA REGIÃO NOROESTE DO CEARÁ

Autores

  • Micaele do Nascimento da Costa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Maria do Socorro Sousa e Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

O presente artigo buscou reflexões sobre a temática da sustentabilidade significativa na relação com os jogos no ensino de Geografia, no semiárido da região Noroeste do Ceará. Sobretudo oportunizou aos estudantes aulas de campo e oficinas através de jogos confeccionados com materiais recicláveis utilizando o lúdico como estratégia pedagógica mediada pela professora que sentiu a necessidade de ousar e inovar no processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo a aquisição de conhecimentos dos estudantes para a compreensão do meio ambiente e sustentabilidade significativa, direcionada também para a comunidade pertencente aos estudantes. Os procedimentos metodológicos seguiram de observação participante com a interação de estudantes e professora. A fundamentação teórica tem base em Leite (2017), Leff (2001), Luckesi (2005), entre outros. Portanto, tanto as aulas de campo, como as oficinas, foram proveitosas e participadas ativamente pelos estudantes. Por isso, os estudantes se envolveram com entusiasmo nos assuntos geográficos e demonstraram aprendizagem.

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Referências

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Publicado

08-04-2024

Como Citar

Nascimento da Costa, M. do, & Sousa e Silva, M. do S. (2024). A SUSTENTABILIDADE SIGNIFICATIVA NA RELAÇÃO COM OS JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO SEMIÁRIDO DA REGIÃO NOROESTE DO CEARÁ. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(17), 75–91. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/559