EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE URBANO BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

Bem-estar social, Educação ambiental urbana, Gestão ambiental urbana, Sujeito ecológico

Resumo

O ambiente urbano corresponde ao meio que caracteriza as cidades que, muitas vezes, desconsideram fatores naturais no seu desenvolvimento. A educação ambiental (EA) busca apontar o papel dos recursos naturais para o bem-estar social. Nas cidades brasileiras têm muitas moradias construídas em áreas de risco ou vulneráveis. Objetivou-se verificar perspectivas de EA em artigos científicos realizados no Brasil que traziam o ambiente urbano como objeto de estudo. Foi realizado levantamento bibliográfico de publicações (2014-2019) no Portal Periódicos Capes. As perspectivas de EA foram descritas, categorizadas e discutidas. Foram verificadas perspectivas acadêmicas de cunhos compensatório, comportamental, resolutivo, entre outros, de modo a compreender a EA nas intervenções, ampliação e desenvolvimento do ambiente, em diferentes localidades brasileiras. A EA urbana possibilita a vivência das pessoas nas cidades com aproveitamento dos recursos disponibilizados pela natureza e formação de sujeitos ecológicos. As perspectivas de EA possibilitam a gestão das cidades e atividades cotidianas, mas afinadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Caíque Rodrigues de Carvalho Sousa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG) e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). É professor-pesquisador e tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, Temas Específicos da Educação e Multidisciplinares. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Rede em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI e faz parte do grupo de pesquisa Gestão Ambiental.

Wilza Gomes Reis Lopes, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), Especialização em Urbanismo (1985) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestrado em Arquitetura, pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP (1998) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2002), na área de concentração Construções Rurais e Ambiência, com ênfase em materiais alternativos de construção. É professora Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo, ligada ao Departamento de Construção Civil e Arquitetura, Centro de Tecnologia, da Universidade Federal do Piauí (DCCA/CT/UFPI). É bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq, desde 2010. É coordenadora do Laboratório Urbano da Paisagem (LUPA), núcleo de pesquisa, em que são desenvolvidos estudos sobre ambiente urbano, espaços livres, rios urbanos, patrimônio cultural da cidade, saúde e qualidade de vida urbana. É orientadora e professora do Mestrado e do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI). É líder do Grupo de Pesquisa, intitulado ?Ambiente Construído?, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. É membro da Rede Iberoamericana Proterra e da Rede TerraBrasil, desenvolvendo pesquisas sobre Arquitetura e Construção com Terra. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Comissão de Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Bruna de Freitas Iwata, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Gestora Ambiental pelo Instituto Federal do Piauí, com mestrado em Agronomia - Solos pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Central, sendo também docente do Programa de Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial, na mesma instituição. Tem experiência na área de Estudo Ambientais, Agroecologia, com ênfase em Manejo Agroflorestal, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, manejo e conservação do solo e estudos em serviços ecossistêmicos do Cerrado e Caatinga. Possui também experiência em estudos de unidades de conservação e plano de manejo. Coordena os grupos de pesquisas: Grupo de Estudo e Pesquisa em Solos, Água e Florestas do Nordeste (Edafcos do Nordeste) e Grupo de Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental do Piauí (IQAm). Possui experiência técnica e acadêmica em licenciamento ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais e projetos de recuperação de áreas degradadas. Atual Chefe do Departamento de Informação, Ambiente, Saúde e Produção Alimentícia do IFPI Campus Teresina Central e coordena o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Piauí.

José Machado Moita Neto, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Pesquisador da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Professor voluntário e orientador de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede Prodema). Doutor em Ciências (UNICAMP, 1994). Professor titular da Universidade Federal do Piauí (aposentado). Interesse de Pesquisa: 1) Ciências Ambientais (Filosofia, Direito, Políticas Públicas, Análise do Discurso, Engenharia, Estatística); e 2) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Educação, Química, Coloides, Quântica, Polímeros, Superfícies, Materiais, Ensino). Avaliador do PNLD2021 (objetos 1 e 2). Avaliador de cursos INEP (Direito, Engenharia Civil, Química e Filosofia). 

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Publicado

16-02-2024

Como Citar

Rodrigues de Carvalho Sousa, C., Gomes Reis Lopes, W., de Freitas Iwata, B., & Machado Moita Neto, J. (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE URBANO BRASILEIRO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 1(17), 68–88. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/545